Como funciona o tratamento do alcoolismo?

11 de Janeiro de 2017 - Blog

3w3h1495A desintoxicação é a primeira fase do tratamento do alcoolismo. Este importante passo inicial precisa necessariamente ser feito dentro de uma unidade hospitalar, porque, de todas as abstinências, é a única que pode causar até a morte devido à lesão neuronal, caso feita de maneira amadora. A Novo Nascer é habilitada como unidade hospitalar e atende pacientes até mesmo com alto nível de toxicidade.

Outros efeitos colaterais comuns à desintoxicação são complicações como crises convulsivas ou insônia. Porém, realizada de forma responsável por profissionais, cada um desses problemas são evitados ou amenizados ao máximo.

Diferentemente de outras dependências, o alcoolismo leva mais tempo para se instalar, apesar que esse tempo tem se encurtado com o passar dos anos. Essa demora em procurar a ajuda necessária traz uma série de danos. É comum esse paciente chegar à Clínica necessitando de mais cuidados que os dependentes de outras substâncias, devido à fragilidade física e emocional.

A fase de desintoxicação inicial dura cerca de 45 dias. É geralmente nesse patamar alcançado que os residentes adquirem mais consciência da situação, aceitam sua condição e até agradecem aos familiares pela ajuda. A negação é bastante forte no alcoolista, em parte devido ao álcool ser uma substância lícita e pela nossa cultura permissiva com o uso excessivo da bebida.

O residente precisa ser tratado como um todo. Depois de algumas consultas, inclusive com seus familiares, é desenhado o seu Plano Terapêutico Individual, com todo o apoio médico tanto para a parte emocional e psicológica tanto para a parte física do corpo. São seis meses de internação, com diversos cuidados e aplicação de variadas terapias combinadas.

Dentro do Plano Individual, a equipe médica trabalha desde as causas da dependência à prevenção de recaídas. Sempre junto com a família quando possível, o tratamento passa da internação à fase do Hospital-Dia e à Consulta Ambulatorial. A frequência é determinada na avaliação médica.

O mais importante saber é que é possível vencer o alcoolismo. Hoje o entendimento médico sobre a doença já é bastante ampla, há diversas terapias que podem ser usadas de forma combinada e há medicamentos de alta performance para ajudar. O tratamento é 100% humanizado na Novo Nascer, com ambiente de spa e toda a privacidade. É possível vencer, sim!

Contato

Peça Ajuda

Atendemos pelo WhatsApp!

Como Chegar?
Onde Estamos
Novo Nascer
Trocar Endereço