Especial abstinência – Precaução e Ajuda - Novo Nascer -

Artigos


Especial abstinência – Precaução e Ajuda

Postado em 25 de agosto de 2020

No ultimo mês, abordamos as diferentes fases pelas quais pessoas que estão em abstinência passam. Para fechar a série sobre o assunto, vamos discorrer sobre dois temas: como se precaver de crises e o que fazer quando diante das dificuldades do período.

Quando o dependente deixa as substâncias que causaram o vício, a abstinência acontecerá inevitavelmente, já que o organismo estava “acostumado” com aquilo e acaba “sentindo falta”.

É necessário estar em acompanhamento com profissionais especializados, que vão guiar o paciente dentro da sua relação com mundo por meio de psicoterapia, terapia psiquiátrica e todo o suporte de uma equipe multifuncional. Juntos, eles vão desenvolver estratégias de adaptação para essa nova maneira de viver.

A recuperação se dá através da mudança de comportamento, ressignificação do que estava adormecido, reestruturação cognitiva que o indivíduo precisa para desenvolver para si mesmo e estar regulado emocionalmente para manter uma boa convivência em sociedade.

“Esse processo acontece muito com psicoeducação, psicoterapia, acompanhamento psiquiátrico, orientação da família – que é parte essencial do processo de recuperação. O paciente vai entrar no processo de mudança e, de repente, se ele vai para um contexto familiar que tem substâncias, pode acontecer um desequilíbrio. Existem situações que podem se tornar gatilhos para uma recaída, por isso o acompanhamento profissional vai dar ao sujeito condições de não ter crises de abstinência.”
Marcondes Pereira, psicólogo da Novo Nascer.

Não consigo ficar abstinente. Que tipo de ajuda devo procurar?

É de extrema importância procurar um hospital especializado que tenha uma equipe multidisciplinar, com médicos psiquiátricos, que auxiliem o individuo nesse processo para que a abstinência aconteça de forma segura. É o momento de tratar os sintomas para acontecer a transição e mudança de vida.

 

Como é o tratamento na Clínica Hospitalar Novo Nascer?

Aqui, na Novo Nascer nós levamos a abstinência muito a sério, por isso temos, em nosso programa de atividades terapêuticas, grupos operativos que abordam frontalmente esse assunto. Buscamos desenvolver em nossos pacientes, ferramentas emocionais para prevenção de recaída, com estratégias que habilitam estes e seus familiares a se anteciparem aos riscos e buscar o suporte profissional.” Carlos F. Lopes de Oliveira, presidente da Clínica Hospitalar Novo Nascer.

A escolha dos profissionais

“Nossos profissionais passam por um rigoroso processo seletivo que busca identificar as habilidades necessárias para oferecerem todo o apoio emocional ao paciente e seus familiares. Uma das coisas mais importantes é colaborar com a família para que possam se manter firmes na manutenção do tratamento, que em seus períodos mais iniciais pode ser bastante desafiador”, finaliza Lopes de Oliveira.

 

 

Seu Plano pode cobrir
todo o tratamento

Entre em contato através do
formulário abaixo e saiba mais.

    CONTATE-NOS AGORA

    Ligue, mande um e-mail ou envie uma mensagem