Nova realidade de profissionais e pacientes na pandemia - Novo Nascer -

Artigos


Nova realidade de profissionais e pacientes na pandemia

Postado em 16 de julho de 2020

Durante a atual pandemia da Covid-19, a psicóloga Annecherley Duarte, gerente de terapêutica do Hospital Novo Nascer, conta como a rotina dos pacientes e familiares mudou nesse período. A profissional sentiu que as relações se fortaleceram diante dessa nova realidade.

“Todos fomos pegos de surpresa pela pandemia do novo coronavírus. Nós, profissionais, as famílias e os pacientes. Quando nos vimos isolados e diante desse contexto mundial, precisamos nos reinventar. Criamos técnicas para manter os pacientes em contato com os familiares, sempre de forma assistida. Nosso objetivo, era deixá-los acolhidos mesmo com a angústia de não poderem estar próximos dos entes queridos.

Conseguimos despertar um olhar mais cuidadoso entre eles. Acabamos aproximando mais os dois lados. Por incrível que pareça, antes da pandemia não sentíamos tanto calor humano entre eles como pudemos ver agora. Tanto pacientes, quanto familiares se perceberam diante da finitude da vida e começaram a valorizar mais a presença, os pequenos gestos.

Nossos pacientes que têm dependência química, começaram a refletir mais sobre as famílias, que estavam partidas, quebradas. Passaram a valorizar a presença. Tudo isso, para nós, é o grande aprendizado desse momento.”

 

Fonte: Annecherley Duarte – psicóloga e gerente de terapêutica do Hospital Novo Nascer