Familiares podem identificar sinais de abstinência? - Novo Nascer -

Artigos


Familiares podem identificar sinais de abstinência?

Postado em 18 de agosto de 2020

Como pudemos ver nos posts anteriores da série sobre abstinência, nesse período as crises são caracterizadas por sinais e sintomas que acontecem quando há interrupção do uso de substâncias estranhas ao organismo.

Dito isso, é importante ressaltar que quem está no entorno – normalmente familiares – consegue identificar não só sinais da dependência como também quando a pessoa está abstinente.

Identifique alguns sinais:

– Apatia;

– Delírios;

– Irritabilidade;

– Agressividade;

– Estresse elevado;

– Sono irregular.

 

O psicólogo da Clínica Hospitalar Novo Nascer, Marcondes Pereira, exemplifica alguns desses sinais: “Existem prejuízos sociais, tanto na convivência familiar, quanto no trabalho, rotina, sono e irritabilidade. Acontecem muitas oscilações de humor, agitação, ansiedade, inquietação e intolerância.” Para Marcondes, o paciente, nessa condição de adoecimento, cria uma nova visão de mundo, em que pensamentos, comportamentos e crenças, em relação à substância, são disfuncionais. Então, a família é de extrema importância para notar a situação do abstinente e intervir.

 

O presidente da Novo Nascer, Carlos F. Lopes de Oliveira, ressaltou a importância de assegurar que a família se sinta segura diante de uma oferta de recuperação de qualidade:

“Quando um paciente alcoolista se interna, por exemplo, ele fica em nossa Sala de Atenção Especial – SATE – próxima à Sala Vermelha, ambiente totalmente equipado para urgência cardiorrespiratória. É importante falar sobre isso porque a síndrome de abstinência pode levar a necessidade de uma ação rápida de clínica médica. Isso porque o álcool entorpece o organismo, mas o corpo também sente quando a pessoa deixa de beber. Temos protocolos que garantem a segurança nessa transição”.

Fontes:
Marcondes Pereira, psicólogo e diretor de assistência psicossocial da Clínica Hospitalar Novo Nascer
Carlos F. Lopes de Oliveira – presidente da Clínica Hospitalar Novo Nascer

Seu Plano pode cobrir
todo o tratamento

Entre em contato através do
formulário abaixo e saiba mais.

    CONTATE-NOS AGORA

    Ligue, mande um e-mail ou envie uma mensagem