Como Tratamos

Tratamento integral que cuida individualmente.

Como Tratamos - Novo Nascer - Tratamento integral que cuida individualmente.

A experiência e expertise do profissional Novo Nascer está focada na recuperação de longa duração. Unindo terapias tradicionais, tecnológicas, práticas interativas, medicação moderna ao ambiente tranquilo, rodeado de verde, bem cuidado e com espaços terapêuticos confortáveis e equipados, o paciente tem à disposição um caminho real e seguro de recuperação. Questões mais e menos profundas, recentes ou antigas, são trabalhadas. Assim podemos tratar além dos sintomas que estão naquele momento sendo apresentados, alcançando suas causas. Tais causas nem sempre estão claras até mesmo para o próprio paciente que pode não julgar determinado acontecimento ou crença como algo marcante, capaz de mudar o rumo de sua trajetória. Através da escuta técnica e humanizada, reconhecendo o indivíduo por trás de qualquer patologia, alcança-se um maior nível de conexão e de compreensão e, a partir daí, se começa o trabalho de reconstrução interna. O próximo passo então é formar um conjunto de ferramentas terapêuticas que darão autonomia àquela determinada pessoa, fortalecendo-a para que também se perceba capaz de passar pelos altos e baixos da vida mais equilibradamente. Juntos, podemos reconhecer objetivos e visões para o futuro e ajudar a produzir os caminhos para se chegar lá. Nós acreditamos que essa é a melhor forma para oferecer um tratamento para toda uma vida.

Método completo

Um conceito de tratamento elaborado para durar toda uma vida

Terapias tradicionais

A medicina tradicional é o total de conhecimento técnico e procedimentos baseado nas teorias, crenças e as experiências indígenas de diferentes culturas, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde, da Organização Mundial de Saúde (OPAS-OMS).

Terapias baseadas em tecnologias

O biofeedback e o neurofeedback são exemplos de como a tecnologia pode trabalhar em favor de tratamentos diversos. Uma leitura específica de respostas do corpo e da mente é a ferramenta de trabalho dessas terapias baseadas em tecnologia.

Protocolo de exames

A precisão do diagnóstico é de vital importância para o sucesso do tratamento. Os exames, portanto, constituem ferramenta básica para a equipe terapêutica. Por isso é necessário realizar exames laboratoriais, bioquímicos e de ressonância de acordo com a necessidade de cada paciente.

Alimentação balanceada

A alimentação balanceada faz parte de um tratamento de saúde mental? Com certeza. O equilíbrio mente-corpo para a promoção da saúde completa necessita de nutrientes, sais minerais, fibras e tudo mais que uma boa alimentação possa proporcionar ao corpo, para que este ajude no trabalho de estabilização da mente.

Práticas e terapias complementares

As Práticas terapias complementares (PICS) são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir e atenuar efeitos de diversas patologias da saúde física e mental. Evidências científicas têm mostrado os benefícios do tratamento utilizando a medicina convencional e as PICS.

Testagem toxicológica

Faz parte da rotina de admissão em instituições de saúde mental a testagem toxicológica. Indolor e rápido, é realizado com todas as pessoas recém-chegadas, mesmo que seja um paciente voluntário ou que tenha procurado nossos serviços por questões de transtornos emocionais exclusivamente.

Medicação moderna

Ter um portfólio medicamentoso de ponta, com os medicamentos mais modernos do mercado farmacêutico, é essencial no tratamento. Entre as vantagens está a diminuição de efeitos colaterais, maior rapidez de ação (preservando funções cerebrais) e eficiência no tratamento como um todo. Nossa farmácia localizada na área residencial, gerenciada por farmacêuticos, garante que todo o apoio ao tratamento seja ofertado e no momento apropriado.

Privacidade

O seu bem-estar acima de tudo Nós entendemos que o momento de tratamento é especial. É preciso estar seguro sobre o tratamento e sobre sua privacidade também. Sabemos o quanto o estigma social, causado basicamente pela falta de entendimento sobre as múltiplas questões que envolvem a saúde mental, pode dificultar a recuperação. É por isso que assegurar o anonimato está entre os nossos princípios institucionais, sendo trabalhado com toda a equipe para que se tenha o entendimento amplo da importância da privacidade e de como garanti-la.

Tratamento de longo alcance

A forma ideal para recuperar

01 a 45 dias

É a etapa inicial da desintoxicação. Costuma ser a fase mais difícil de todo o processo, pois o paciente muitas vezes se recusa a admitir que está doente e que precisa de ajuda. Neste período, todo cuidado é pouco e persistência é a palavra-chave.

45 a 90 dias

Nesta segunda etapa do processo de desintoxicação, o dependente começa a se sentir bem e a ter consciência de que está doente. É a fase da manipulação junto a família para que o levem pra casa. Mas não se iluda, pois o risco de recaída é forte e o acompanhamento médico nesta etapa é superimportante.

90 a 150 dias

Nesta etapa, o paciente costuma reagir melhor aos tratamentos, pois tem consciência da sua condição e reconhece os seus erros. É a fase mais importante para o acompanhamento psiquiátrico e psicológico, assim como todas as demais terapias, pois já é possível estabelecer junto ao paciente um suporte terapêutico para organização de uma rotina para quando ele tiver alta do internamento.

150 a 180 dias

Nesta fase, o paciente sente-se bem e já responde positivamente as estratégias propostas pelos médicos, visando a sua volta pra casa. Foco é a palavra-chave nesta etapa, pois ainda há muito o que fazer. A desintoxicação de entorpecentes é um processo diário e quanto mais assistência o paciente tiver, melhor para a sua recuperação e mais rápido acontece a sua alta de internação.

06 A 12 meses (acompanhamento intensivo pelo Hospital Dia)

Nesta fase, acontece o processo de ressocialização e preparação para a alta da internação. Apesar de já ter se ultrapassado importantes etapas e não precisar mais de internamento, o acompanhamento médico diário ainda deve prevalecer. Tudo para se evitar as temíveis recaídas.

12 a 18 meses (acompanhamento semi intensivo com consultas ambulatoriais)

Quando o paciente chega nessa etapa já é considerado uma grande conquista. Já não é preciso uma rotina diária de acompanhamento médicos e as consultas passam de todos os dias para semanais, em alguns casos, até mensais.

18 meses em diante (acompanhamento semi intensivo com consultas ambulatoriais)

É a fase de manutenção contínua do tratamento. A partir daqui as chances de que o paciente siga bem são bem maiores, desde que mantidas as avaliações periódicas e as condutas definidas com psiquiatra e psicólogo. É o sucesso de construir uma vida melhor a cada dia.

Seu Plano pode cobrir
todo o tratamento

Entre em contato através do
formulário abaixo e saiba mais.

    CONTATE-NOS AGORA

    Ligue, mande um e-mail ou envie uma mensagem